O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participou de uma agenda no Hub Aliança, do Instituto Aliança Empresarial, na noite de quarta-feira (15), antes de celebrar os 20 anos da Be8, em Passo Fundo. Recebido pela presidência-executiva do Instituto e as lideranças empresariais fundadoras do ecossistema, o chefe do executivo estadual transitou pela infraestrutura do prédio histórico de 1930 e conheceu a história de desenvolvimento tecnológico e econômico que o espaço fomenta desde o fim de 2023. O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, e o Assessor Especial do Governador, Mateus Wesp, também acompanharam a visita.
A presidente-executiva do Instituto Aliança Empresarial, Márcia Capellari, liderou o tour guiado com o governador e apresentou os espaços das startups, empresas residentes do Hub Aliança e abordou a história da organização, que nasceu em 2019, e atualmente conta com 52 empresas associadas, que representam mais de R$ 33 bilhões na economia gaúcha.
De acordo com Leite, o setor privado gera riqueza para o Estado. E, desta forma, associado a um ambiente de inovação, é favorável para a geração de negócios e potencialização da economia. Por isso, o líder do governo estadual enalteceu o ecossistema de empresas do norte gaúcho.
“Eu não esperava nada de diferente de uma região e uma cidade (Passo Fundo) que está se demonstrando tão dinâmica, empreendedora, com investimentos que são exemplo para o Estado. Aqui é mais um exemplo, de empreendedorismo, associação entre empreendedores para viabilizar um ecossistema que favorece a inovação, atrai startups, promove interação entre as empresas e permite articular para viabilizar um ambiente de maior inovação para caminhar em direção ao futuro”, destaca.
A presidente-executiva do Instituto Aliança Empresarial, Márcia Capellari, pontuou a importância do diálogo entre o setor público e os ecossistemas de inovação gaúchos. Na oportunidade, Márcia compartilhou alguns dos projetos estratégicos que estão em andamento e são alinhados com as vocações regionais, como o Pacto pela Inovação — iniciativa que articula investimentos já realizados e futuros em diversos segmentos.
“O Instituto Aliança Empresarial reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul por meio da inovação e da geração de impacto positivo na região norte do Estado. Estamos em expansão, nos preparando para estruturar um distrito de inovação em Passo Fundo, conectando uma vitrine dos negócios do norte gaúcho e contribuindo ativamente com projetos de regeneração urbana. Foi um diálogo muito oportuno com o governador do Estado pela primeira vez na Casa da Inovação do Norte Gaúcho”, declara Márcia.
Empresas do norte gaúcho como inspiração
A pujança das empresas do Instituto Aliança Empresarial, nos seus mais variados segmentos, também foi ressaltada pelo governador. Ao celebrar os 20 anos da Be8 e os investimentos superiores a R$ 1,1 bilhão para a construção da Usina de Etanol com apoio de programa estadual, Leite salientou que a mobilização do ecossistema deve inspirar outras regiões do Estado pelo desenvolvimento e inovação.
“É um ambiente de desenvolvimento econômico admirável dessa região e que está em todos os setores, desde a economia, a saúde, também até aos investimentos dos biocombustíveis que a Be8 representa. Mais um de um bilhão nessa nova planta, que está sendo promovido investimento, e deverá ter boa parte dos equipamentos produzidos na região, o que mostra essa capacidade diversa da economia. Portanto, só vejo coisas boas. Ninguém mais para o norte gaúcho. É um exemplo e esperamos que possa irradiar para regiões próximas todo esse desenvolvimento e ser uma inspiração para outras regiões do Estado”, declara Leite.