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Iveco Bus vai apresentar ônibus elétricos e a gás na Lat.Bus 2024

Iveco Bus vai apresentar ônibus elétricos e a gás na Lat.Bus 2024

Além dos modelos elétricos, a empresa vai exibir as novas versões da Daily Minibus – chassi 17-210 movido a gás natural e chassi 17-280 com suspensão pneumática

Sonia Moraes

A Iveco Bus vai apresentar na Lat.Bus 2024 um portfólio renovado de ônibus para o segmento escolar, urbano, rodoviário e de turismo. Além dos modelos elétricos, a empresa vai exibir a linha Daily Minibus – o chassi 17-210 G movido a gás natural e biometano para o transporte urbano – e o chassi 17-280, que estreia a versão com suspensão pneumática.

O chassi 17-210 movido a gás ou biometano estará disponível para para test-ride na área externa da feira. Segundo a Iveco Bus, o modelo de 17 toneladas tem alto potencial de aplicação no Brasil, principalmente para transporte urbano, pois várias cidades brasileiras têm distribuição de GNV ou produção de biogás, além de ser uma alternativa econômico-financeira interessante para o transporte sustentável.

A tecnologia do motor FPT Industrial de 210 cv de potência e 760 Nm de torque permite que o Bus 17-210 G seja operado com gás natural ou biometano. Em operação, o uso do gás garante reduções de 90% do dióxido de nitrogênio (NO2) e de 10% de dióxido carbono (CO2). Abastecido com biometano, a emissão de CO2 é até 95% menor. A autonomia pode chegar a até 350 quilômetros, com até nove cilindros para armazenamento. O tempo de abastecimento é de cerca de 20 minutos.

“Temos clientes bastante interessados nas vantagens do nosso chassi a gás. Enxergamos um grande potencial de aplicação do modelo no segmento urbano, em municípios que já contam com a infraestrutura necessária para o veículo”, afirma Paulo Kazuto, especialista de marketing produto da Iveco Bus.

Suspensão pneumática–
No chassi 17-280, a suspensão pneumática é composta por bolsões de ar (dois na dianteira e quatro na traseira) e batentes auxiliares, válvulas niveladoras de altura (um na dianteira e dois na traseira), amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras. A versão atende a demanda de clientes que buscam uma nova solução de ônibus com motor frontal em operações urbanas, de fretamento e rodoviárias, de curta e média distância.

“Com o novo Bus 17-280 suspensão pneumática, ampliamos as opções de escolha. Os clientes continuam contando com a versão de suspensão metálica, podendo selecionar a que melhor se enquadre às características da operação e vias onde os ônibus irão circular”, esclarece Kazuto.

A Iveco Bus destaca que, com a nova tecnologia de emissões Euro 6, o Bus-17-280 ficou ainda mais eficiente: são 280 cavalos de potência e 950 Nm de torque no motor FPT N67, com injeção eletrônica Common Rail e sistema de pós tratamento Hi-eSCR (Redução Catalítica Seletiva).

Daily Minibus–
A Daily Minibus ganhou novas versões para o transporte escolar, fretamento, executivo e turismo. O modelo 30-160 estreia na configuração escolar, desenvolvida como nova opção para customização com teto-baixo, permitindo acesso em garagens e áreas de embarque onde a altura é limitada. E o modelo para 15 passageiros + motorista é uma opção de entrada para o profissional autônomo de transporte escolar.

Para a Daily Minibus 50-180 são duas novas versões: a primeira sem a porta lateral corrediça (PLC), com entrada dos passageiros pela porta dianteira e corredor livre; e a Hi-Matic executive, que traz acabamento e poltronas de alto padrão e transmissão automática de oito velocidades.

Segundo a Iveco Bus, a Daily Minibus 50-180 sem PLC oferece mais agilidade no embarque e desembarque e rentabilidade, já que dispensa a manutenção da porta lateral corrediça. Desenvolvida pela TCA Transformações Veiculares, parceiro da empresa, a versão tem maior espaço no salão de passageiros, o que facilita a acomodação nos assentos, trazendo mais praticidade ao dia a dia. A versão é baseada na Daily Vetrato, que vem com janelas de fábrica e preparada para ser implementada como uma van.

A Daily Minibus 50-180 Hi-Matic executive apresenta novo padrão de conforto e luxo no segmento de vans de passageiros, com acabamento e poltronas de alto padrão, além da transmissão ZF-8HP, com oito velocidades, que proporciona trocas de marchas suaves e rápidas. A caixa automática é extremamente robusta, e com diferentes funções, como Eco Mode, Kick Down, Creep Mode.

“O desenvolvimento da Daily Minibus 50-180 Hi-Matic executive foi focado em oferecer mais performance e segurança, economia operacional e conforto aos motoristas. O perfeito equilíbrio entre desempenho do motor e consumo de combustível proporciona um menor desgaste de componentes, enquanto a troca de marchas suaves garante mais conforto aos motoristas”, explica Kazuto.

Em todas as versões a Daily Minibus é equipada com o motor FPT F1C de 180 cavalos, que garante força nas subidas e agilidade nas saídas, sem comprometer o consumo de combustível.

Escolares-
A Iveco Bus também vai expor em parceria com a Mascarello o ônibus escolar Bus 10.190 (ORE 2), com capacidade para 44 alunos + motorista e 190 cavalos de potência. Ao todo são 7.100 ônibus escolares que a empresa fornecerá para o Caminho da Escola. “Produzidos no Brasil, os Iveco Bus para o Caminho da Escola têm a maior potência da categoria, representando uma solução robusta e com excelente relação custo x benefício para a renovação de frota dos municípios brasileiros”, afirma Débora Rocha, gerente de vendas de licitações da Iveco Bus.

Lat.Bus –
A Iveco Bus considera a Lat.Bus 2024 a plataforma perfeita para destacar a marca no Brasil e na América Latina, com a oferta ampliada de produtos, incluindo os de zero emissão, além de serviços. “Essa visão apoia a estratégia da Iveco Bus em pilares principais. Entre eles, fornecer ofertas multienergia, com várias missões para atender as necessidades específicas e manter a proximidade com os clientes”, afirma Danilo Fetzner, vice-presidente da Iveco Bus para América Latina.

Segundo Fetzner, o aumento de portfólio apresentado pela Iveco Bus na Lat.Bus 2024 é resultado da recente reorganização global da marca, com foco no potencial de crescimento no Brasil e América Latina. “Essa dedicação às necessidades do mercado é apoiada por prioridades estratégicas, que tem como principal objetivo aprimorar a jornada da empresa, conduzindo a transição energética e estendendo a liderança além dos mercados europeus bem estabelecidos, em que somos líderes de mercado” diz Fetzner.

“Na Lat.Bus 2024, apresentarmos ao mercado os resultados do novo posicionamento da Iveco Bus, que oferece muito além do produto, apoiando nossos clientes como uma verdadeira parceira e consultora, junto à rede de concessionários. Assim fornecemos uma solução completa, adequada às necessidades específicas de cada cliente, com os melhores resultados”, destaca o executivo.

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