eletrico-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-startups-mobilidade-eletrica-eletricmove-feira-caxias-rs-aldo-rosa-1
transporte-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ntc-logisitica-cnt-comjovem-sest-senat-sp-frotas-conectadas-aldo-rosa-3
CNDL

Mercedes-Benz testa com sucesso “mega carregamento” de 1.000 kW

Mercedes-Benz testa com sucesso “mega carregamento” de 1.000 kW

Mercedes-Benz testa com sucesso “mega carregamento” de 1.000 kW

Padrão Megawatt Charging System foi testado com o caminhão elétrico eActros

Por: Mark Kane
Traduzido por: Julio Cesar

A Mercedes-Benz Trucks concluiu seu primeiro teste bem-sucedido de carregamento rápido de 1.000 kW (um megawatt) usando o recém-definido padrão Megawatt Charging System (MCS). Os desenvolvedores da empresa estavam testando o MCS para o protótipo do caminhão Mercedes-Benz eActros 600. Esse modelo foi apresentado no ano passado e entrará em produção para o mercado europeu em 2024.

Como podemos ver na foto abaixo, o veículo estava recebendo 1.001,1 kW a 22% do estado de carga (SOC). O carregador forneceu 1.242 amperes a 806 volts para atingir esse patamar. O Mercedes-Benz eActros 600 semi-truck é equipado com uma bateria de 621 kWh e oferece até 311 milhas (500 km) de alcance.

Inicialmente, o veículo será equipado com a entrada de carregamento CCS2 (o mesmo tipo utilizado em automóveis) com capacidade para 400 quilowatts. A opção de carregamento MCS para carregamento de um megawatt estará disponível posteriormente – “Os clientes podem solicitar uma pré-instalação para isso. A tecnologia MCS deve ser adaptável a esses modelos”, diz a empresa.

Embora o padrão MCS tenha sido definido, os fabricantes ainda estão refinando sua implementação física para a produção em série: “Daqui para frente, o trabalho dos engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks envolve mais testes da interface de comunicação entre o veículo e a estação de carregamento, definida como parte da padronização MCS, e o desenvolvimento contínuo de componentes de protótipos para a maturidade em série.”

A Siemens forneceu a solução de carregamento rápido DC para o teste. A Siemens também está refinando seus produtos para atrair o maior número possível de pedidos. Quando o padrão MCS decolar nos próximos anos, haverá uma grande corrida para construir uma infraestrutura de carregamento rápido DC para caminhões elétricos, ônibus e outros veículos. Vamos acompanhar esse desenvolvimento.

https://insideevs.uol.com.br/