eletrico-inovador-byd-seal-dolphin-yuan-song-king-shark-tan-han-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4
eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4

Organizações apostam em trabalho voluntário para engajar sociedade em ações de impacto social e ambiental

Dia Internacional do Voluntário, celebrado em 05 de dezembro, reforça valor de ações coletivas em favor de comunidades vulneráveis, que tiveram destaque durante enchentes no RS

Uma das expressões mais proativas de solidariedade no mundo contemporâneo, o trabalho voluntário comemora seu aniversário no dia 28 de agosto, quando se celebra oficialmente o Dia do Voluntariado. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985, reconhece o valor social de um gesto generoso, que movimenta pessoas e organizações a serviço de comunidades vulneráveis ou causas sociais.

Embora o trabalho voluntário seja algo presente em muitas organizações sociais, a ampla mobilização da sociedade civil em apoio à população afetada por uma tragédia climática sem precedentes no Rio Grande do Sul, com inundações que afetaram 95% das cidades daquele Estado, colocou o tema em evidência. Muito além do envio de doações para as famílias desabrigadas, esses personagens se deslocaram de suas localidades para, de corpo presente, contribuir com os esforços do Poder Público no resgate e na assistência às vítimas.

A ação voluntária de inúmeras pessoas e organizações em favor do bem comum, que emocionou os brasileiros em vídeos que circularam nas redes sociais e veículos de comunicação, deve melhorar o desempenho do voluntariado no país para este e para os próximos anos.

De acordo com a última edição do ranking global de solidariedade World Giving Index (WGI), pesquisa global sobre doações e trabalho voluntário praticados em 142 países, realizada pela Charities Aid Foundation (CAF) e representada no Brasil pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), o país caiu, em 2022, da 18ª para a 89ª posição. O levantamento ainda apontou que cerca de 4,2 bilhões de pessoas praticaram algum ato solidário naquele ano, o que representa 72% da população mundial adulta.

“Ser um voluntário é ter a oportunidade de conhecer pessoas e contribuir com uma causa maior, além de se desenvolver pessoal e profissionalmente em cima de todo o aprendizado humanitário. Ao se voluntariar, você se torna uma parte vital de uma rede de apoio e solidariedade que fortalece a sociedade como um todo, promovendo colaboração e senso de pertencimento entre os membros da comunidade”, destaca Adriana Fock Laino, gerente de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional da Aldeias Infantis SOS, organização global que lidera o maior movimento de cuidado do mundo.

“Voluntários trazem novas perspectivas e abordagens criativas para resolver problemas sociais, promovendo inovação e melhorias contínuas nos serviços e projetos oferecidos pelo Estado e pelas organizações da sociedade civil”, completa.

Cidadania corporativa

Para contribuir com a construção de uma cultura do voluntariado e inspirar brasileiros e brasileiras a abraçarem essa causa, empresas e organizações da sociedade civil apostam em iniciativas altruístas de colaboração coletiva nas mais diversas frentes de atuação social.

A HM Engenharia tem o Grupo de Ações de Voluntários Engajadas (GAVE), que atua em três causas prioritárias, infraestrutura digna, cultura e educação e campanhas de arrecadação e doações. Neste ano, o GAVE contou com a ajuda de 104 voluntários, dedicando 494 horas para o voluntariado em 12 ações que impactaram mais de 4 mil pessoas. As iniciativas vão desde a arrecadação de alimentos, roupas e materiais recicláveis, passando por ações como reforma e pinturas e desenvolvimento de hortas urbanas coletivas. Uma das ações, inclusive, arrecadou 62 bolsas de sangue entre os voluntários e cadastrou 13 novos doadores de medula óssea para o Hemocentro da Unicamp, em Campinas.

Entre as ações “Conseguimos uma boa adesão porque toda a empresa está envolvida, desde a liderança. Vemos esses momentos como uma importante possibilidade para estar conectados com a comunidade”, disse Jordana da Silva Albuquerque, diretora de Gente e Gestão da HM Engenharia.

Desde 2008, o Programa de Voluntariado da BASF se consolida como um exemplo significativo de impacto social, evidenciando como grandes indústrias podem ser catalisadoras de transformação nas comunidades em que atuam. Tudo começou em Guaratinguetá e São Bernardo do Campo, ambas em São Paulo, onde a necessidade de apoiar estudantes de escolas públicas impulsionou os primeiros esforços voluntários da empresa. Desde então, a iniciativa cresceu e se estruturou em 17 comissões de voluntariado espalhadas por toda a América do Sul, transformando o engajamento dos colaboradores em uma ferramenta poderosa de transformação social. Em 2024, o programa mobilizou cerca de 500 colaboradores, beneficiando diretamente quase 30 mil pessoas por meio de ações que refletem o contexto e as necessidades de cada localidade, desde o apoio à educação até a revitalização de escolas e respostas a crises ambientais.

Esses esforços mostram como a indústria pode ir além de sua atuação econômica e se tornar uma verdadeira parceira da sociedade. No Chile, por exemplo, 216 voluntários da BASF participaram de 18 ações que impactaram direta e indiretamente mais de 260 mil pessoas. Já no Brasil, a empresa se mobilizou em apoio às comunidades atingidas por enchentes no Rio Grande do Sul e, no Mato Grosso, revitalizou escolas em áreas agrícolas, beneficiando mais de 1.300 crianças. O impacto vai além dos números, é sobre gerar esperança, criar oportunidades e construir um futuro mais sustentável para todos.

Já a Vrio.Corp – controladora da SKY Brasil e DIRECTV Latin America – comemora a data com a realização de mais um projeto com engajamento de seus colaboradores. Neste 5 de dezembro, um grupo de voluntários da SKY estará na cidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo, para trabalhar no projeto “Uma Escola Sustentável”, iniciativa da Fundação Norma e Leo Werthein, responsável pela área de responsabilidade social do grupo. Na prática, o programa envolve diversos colaboradores do grupo que se dispuseram a mudar seu cotidiano por um dia, com uma ação voluntária que visa deixar o mundo mais sustentável. Juntos, um grupo de 20 voluntários da SKY vão realizar trabalhos de jardinagem, pintura e marcenaria.

A ação é apoiada pela SKY em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, Tagma, a iniciativa é coorganizada pelo Instituto A Cidade Necessita de Você e apoiado pela Semuros, com inauguração prevista para dia 11 de dezembro.

O Instituto C&A tem se destacado como um dos pilares da estratégia ESG da varejista, com uma abordagem que valoriza o impacto social e a inclusão produtiva. Por meio de parcerias com mais de 90 organizações sociais anualmente, o Instituto promove iniciativas que fomentam o empreendedorismo de marcas de moda autoral, garantindo condições de emprego decente para públicos historicamente marginalizados e fortalecendo o voluntariado corporativo. São ações que refletem o compromisso da C&A em construir novos futuros por meio da moda, priorizando a capacitação e o desenvolvimento humano.

Entre as iniciativas inspiradoras, o projeto IC&A de Portas Abertas é um exemplo de como o voluntariado pode gerar transformação. Somente em 2024, mais de 600 pessoas foram capacitadas em cursos intensivos de visual merchandising e atendimento no varejo, liderados por colaboradores voluntários. A proposta oferece habilidades técnicas essenciais e cria oportunidades de emprego e desenvolvimento pessoal, impactando positivamente comunidades em vulnerabilidade social.

 “O voluntariado corporativo é uma das formas mais poderosas de construir impacto social sustentável. No Instituto C&A, vamos além da assistência pontual e criamos iniciativas que gerem transformação real e capacitem as pessoas para um futuro mais inclusivo e justo”, diz Gustavo Narciso, diretor executivo do Instituto C&A.

Por meio do Instituto MPD, braço social da construtora e incorporadora MPD Engenharia, empresa com mais de 40 anos de atuação nos segmentos de médio e alto padrão, são desenvolvidos programas e iniciativas comunitárias voltadas para colaboradores e comunidades locais, incluindo ações de voluntariado empresarial.

– Programa de Inclusão Digital: Iniciado em 2017, este programa visa capacitar colaboradores em habilidades digitais, abrangendo disciplinas como Pacote Office, Internet, Segurança da Informação e Educação Financeira.

– Programa de Capacitação para Mulheres: Lançado em 2022, este programa tem como objetivo inserir mulheres no mercado de trabalho em áreas tradicionalmente dominadas por homens. Em 2023, foram oferecidos cursos nas áreas de Pintura Imobiliária, Elétrica, Hidráulica e Assentamento Cerâmico.

– Programa Construindo Letras: Presente nas obras da MPD desde 2008, o programa promove a alfabetização e a busca pela certificação nos Ensinos Fundamentais I e II.

O que dizem especialistas

Especialistas destacam que o ato de ajudar os outros, sem esperar nada em troca, fortalece o senso de pertencimento e pode ajudar a ocupar a mente e amenizar possíveis sintomas de solidão, depressão e ansiedade.

“É clichê, mas, ao ajudarmos os outros, também nos beneficiamos. O voluntariado nos faz sentir úteis, eleva nossa autoestima e proporciona uma sensação gratificante de contribuição para algo maior”, afirma Ana Paula Ribeiro Hirakawa, psicóloga do CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”.

A especialista explica que esse tipo de ação também pode melhorar a autoestima, pois, ao ajudar alguém, é possível enxergar o impacto causado na vida do outro. Isso, por sua vez, potencializa sentimentos de confiança e de autoconhecimento, além de proporcionar um propósito maior para o dia a dia.

Conhecer histórias diferentes ajuda, ainda, a entender melhor o mundo e a valorizar o que já se tem, exercitando, assim, a gratidão. O voluntariado também aproxima as pessoas e cria conexões específicas, gerando um sentimento de pertencimento a um grupo.

“Para o ser humano, que é, por natureza, um ser social, é importante participar de um grupo ou comunidade. Grupos que ajudam pessoas, o meio ambiente e os animais, por exemplo, podem unir interesses comuns, criando e fortalecendo vínculos. A partir dele, é possível criar grandes amizades”, reforça a profissional.

O Instituto CEJAM, que coordena as ações de responsabilidade socioambiental do CEJAM, possui um programa de voluntariado aberto ao público em geral. Além de capacitação, são oferecidos suporte, formação e diversas oportunidades para que os voluntários possam se desenvolver e se fortalecer cada vez mais em projetos socioambientais. Aos interessados, basta entrar em contato com o Instituto CEJAM pelo e-mail voluntariado@cejam.org.br ou pelo WhatsApp (11) 95912-0035.

Sobre a HM Engenharia

Trabalhando para transformar o sonho da casa própria em realidade para milhares de famílias há mais de 48 anos, a construtora e incorporadora HM Engenharia está presente em mais de 120 cidades, entre São Paulo e sul de Minas Gerais, com foco em empreendimentos imobiliários acessíveis. Destaca-se pela inovação, sustentabilidade e compromisso social, adotando modernas práticas de construção. Com mais de 140 mil unidades projetadas e construídas, a HM mantém os clientes no centro do seu negócio e, para monitorar toda esta jornada, utiliza a Net Promoter Score (NPS) como ferramenta, desde o primeiro contato no processo comercial até a pós-ocupação. Isso porque tem como prioridade participar da construção da história de cada um deles.

Sua atuação é guiada por princípios sólidos de ética e integridade, comprometida a seguir rigorosamente as premissas de compliance e a legislação vigente, assegurando que todas as operações sejam conduzidas de maneira transparente. Por isso, investe continuamente em práticas que promovem a conformidade e a responsabilidade corporativa, garantindo um ambiente de negócios seguro e confiável para todos.

A companhia possui diversas certificações que reforçam seu compromisso com a qualidade, a segurança e o respeito à vida, preceitos de sua cultura organizacional, entre elas PBQP-H/SIAC, ISO 9001, ISO 45001 e Qualihab. Também foi reconhecida como Empresa Amiga da Justiça pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, por seu compromisso com políticas de aprimoramento da comunicação com os clientes, e no 3º Prêmio Inspiração para Transformar, nas categorias Empresa + Engajada, Destaque GAVE e Voluntário Destaque, evidenciando seu envolvimento em programas de voluntariado corporativo.

Sobre a Aldeias Infantis SOS
A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. A Organização lidera o maior movimento de cuidado do mundo e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de desenvolver ações humanitárias.

Fundada na Áustria, em 1949, está presente em mais de 130 países. No Brasil, atua há 57 anos e mantém mais de 80 projetos, em cerca de 30 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado parental, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha.

Sobre a BASF

Na BASF, nós criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Cerca de 112 mil colaboradores e colaboradoras do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores nos países do mundo. Nosso portfólio é composto por seis segmentos: Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 68,9 bilhões de euros em 2023. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos.

Sobre o Instituto C&A

O Instituto C&A – pilar social da C&A Brasil – atua na construção de novos futuros por meio da moda. Com esse propósito, em suas frentes de Voluntariado Corporativo, Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Institucional, fortalece comunidades de todo o Brasil, atua em sustentabilidade na cadeia e fomenta o acesso a trabalho digno e justo para pessoas e grupos que lutam pela afirmação de seus direitos: comunidades periféricas, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+, mulheres, refugiados e migrantes. Com mais de 30 anos de história, a instituição também realiza apoios humanitários em situações de calamidade pública, atuando nas necessidades mais urgentes após uma crise.

Sobre o CEJAM

O CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com o poder público no gerenciamento de serviços e programas de saúde em São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Itu, Santos, São Roque, Ferraz de Vasconcelos, Pariquera-Açu, Itapevi, Peruíbe e São José dos Campos. A organização faz parte do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS), e tem a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde. O CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição.

No ano de 2024, a organização lança a campanha “366 Novos Dias de Cuidado, Amor e Esperança: Transformando Vidas e Construindo um Futuro Sustentável”, reforçando seu compromisso com o bem-estar social, a preservação do meio ambiente e os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança).

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp